terça-feira, 7 de abril de 2020

Covid 19 (Coronavirus) - Explicando o óbvio: a lógica por trás do isolamento (e o porquê você, ao se isolar, está na verdade respeitando os trabalhadores do front)


Pra quem ainda não entendeu que ficando em casa você ajuda inclusive aqueles que estão no FRONT.
Primeiramente, sim, estas pessoas (profissionais da saúde, frentistas, trabalhadores de mercado, lixeiros de demais provedores de serviços básicos) tem família e estão de fato colocando sua vida em risco. E não é hipocrisia ou covardia dizer que os demais devem permanecer isolados. Muito pelo contrário: Isso significa que estamos honrando o trabalho deles e, acima de tudo, não atrapalhando. 
Em outras palavras, a ideia de manter o resto da população em casa (enquanto os serviços básicos prosseguem) eh na verdade uma forma inclusive de ajudar aqueles que estão no “front”. Explicando: se muito mais gente volta às ruas e necessita de atendimento, amplia ainda mais a demanda hospitalar (aos profissionais da saúde que lá estão) sobrecarregando o sistema. Mais gente na rua demanda também mais gente dos serviços básicos (maior efetivo policial, mais funcionários nos mercados, mais frentistas nos postos), logo vc acaba estressando ainda mais a linha de frente... Além disso, mais gente na rua = mais acidentes = mais gente sobrecarregando o sistema de saúde por outras causas (ex: imaginou o número de Motoboys que se acidenta por dia em SP chegando em um hospital já sobrecarregado?)
Gostam da analogia da guerra por combate à pandemia e vou também então me utilizar dela: se numa guerra ja eh difícil manter um mínimo de ordenamento com soldado, médico e cadeia de suprimentos, imagina se além de tudo a população quiser ficar na rua circulando normalmente? Imagina o soldado tendo que cuidar da guerra e ao mesmo tempo da população civil? Imagina a sobrecarga da cadeia de suprimentos pra dar conta de todo mundo? 
Por fim, modelo que está embasando as ações dos principais líderes mundiais (foto) mostra que sem nenhuma ação o impacto eh maior. obviamente. Mas ainda assim com o isolamento vertical o impacto ainda eh bem intenso e muito mais amplo que com o isolamento total...


Nenhum comentário:

Postar um comentário